Observatório de Câmbio

 
                                                             
 
O Observatório de Câmbio da EESP-FGV, em cooperação do CCGI com o CEMAP, foi oficialmente lançado em 2012. Trata-se de um projeto conjunto do Centro de Macroeconomia Aplicada e do Centro de Comércio Global, ambos vinculados à Escola de Economia de São Paulo da FGV. O Observatório consolida um esforço de pesquisa que vinha sendo feito na EESP-FGV para entender os determinantes da taxa de câmbio real de equilíbrio.

O Observatório tem grandes objetivos. O primeiro consiste em realizar de forma sistemática e periódica estimativas da taxa de câmbio de equilíbrio para um grupo grande de países. O segundo objetivo consiste na realização de pesquisa acadêmica sobre metodologias alternativas para cálculo de desalinhamento cambial bem como os efeitos do mesmos sobre comércio, tarifas, entre outros.

O observatório estimará, periodicamente, por meio de cinco diferentes metodologias, o nível de desalinhamento cambial prevalecente entre as principais moedas do mercado internacional, tendo como foco o grupo denominado G-20. O projeto utiliza as principais metodologias existentes na literatura sobre o assunto. Com base nas estimativas, o projeto fará a análise dos impactos macroeconômicos e sobre os principais instrumentos de comércio exterior do Brasil.

Responsáveis pelo Observatório:

Emerson Fernandes Marçal (professor – EESP-FGV)
Vera Thorstensen (professora – EESP-FGV)
 

 

Artigos sobre Desalinhamentos Cambiais:

JIEL 2015: Exchange Rate Measures: Who Judges The Issue - IMF or WTO?

JIEL 2013: The 'Missing Link' Between the WTO and the IMF

JWT 2012: Exchange Rate Misalingments and International Trade Policy: Impacts on Tariffs

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede